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Diretor da Fatec FR apresenta na Conbrava proposta de curso para engajar e encantar jovens na área de AVAC-R

O diretor da Fatec Franco da Rocha, Prof. Dr. Paulo Hélio Kanayama, participou, no dia 11 de setembro de 2025, de uma mesa-redonda no Congresso Internacional de Refrigeração, Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (Conbrava), evento que integrou a […]

16 de setembro de 2025 1:23 pm Febrava

O diretor da Fatec Franco da RochaProf. Dr. Paulo Hélio Kanayama, participou, no dia 11 de setembro de 2025, de uma mesa-redonda no Congresso Internacional de Refrigeração, Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (Conbrava), evento que integrou a programação da Febrava 2025.

Com o tema “A eficiência energética do AVAC-R frente aos desafios das mudanças climáticas – Preparação acadêmica e a motivação para que os estudantes de engenharia abracem a área do AVAC-R”, a palestra do diretor Kanayama focou em apresentar uma proposta inovadora para atrair e formar novos talentos para este setor essencial: a implantação de um curso na modalidade AMS (Articulação Médio Superior) para a área de Refrigeração e Climatização.

A proposta: um caminho integrado da ETEC à Pós-Graduação

A proposta apresentada na Conbrava visa implementar o modelo de AMS, já desenvolvido pelo Centro Paula Souza (CPS) em outras áreas, mas ainda não disponível para o setor de AVAC-R. O modelo funciona como uma trilha formativa integrada:

  1. Ensino Técnico (ETEC): O aluno ingressa em um curso técnico de Refrigeração e Climatização com duração de três anos.
  2. Graduação (Fatec): Ao concluir o técnico, o estudante tem acesso automático, sem necessidade de vestibular, a um curso de tecnologia superior relacionado na Fatec, com mais dois anos de formação.
  3. Pós-Graduação (Fatec): Após a graduação, há a opção de cursar uma pós-graduação lato sensu com duração de mais um ano na própria instituição.

Vantagens do modelo AMS para o setor de AVAC-R

O diretor destacou duas vantagens principais que este modelo proporciona:

  1. Conexão com a Prática: O aluno realiza visitas técnicas às empresas parceiras desde o início da formação, conhecendo o setor de AVAC-R na prática e criando um vínculo real com a profissão.
  2. Baixa Evasão e Alta Empregabilidade: O modelo AMS tem se mostrado extremamente eficaz na retenção de alunos. O ensino alinhado às necessidades do mercado e as oportunidades de emprego que surgem durante a jornada incentivam o aluno a permanecer e se formar.

Leia também:

Sobre o curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética

A Fatec Franco da Rocha já é referência na formação de tecnólogos para o setor energético com seu curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética – GEEE. A proposta do AMS vem para fortalecer essa missão, criando uma porta de entrada especializada para o setor de AVAC-R, que é crucial para os desafios de eficiência energética e climáticos da atualidade.

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