Filtro de Daltonismo

Quem foi Giuliano Cecchettini

Giuliano Cecchettini (1939-1986) migrou para Franco da Rocha como muitos outros cidadãos durante o período de atuação do Complexo Hospitalar do Juquery. Aqui, constituiu família e prosperou como empreendedor, deixando um importante legado para a região.

Giuliano Cecchettini, em 1939 no colo de seu pai, Alberto Cecchettini, ainda na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial
Fonte: Cortesia Marcio Cecchettini

A homenagem da Fatec

A história que segue foi fornecida por seu filho, Márcio Cecchettini, que visitou a Fatec para conhecer a instituição que passou a se chamar Faculdade de Tecnologia Giuliano Cecchettini – Fatec Franco da Rocha, por decreto da Lei nº 17.167, de 09 de outubro de 2019.

Foto à esquerda: Márcio Cecchettini, filho de Giuliano Cecchettini, ao centro, com Paulo Kanayama, Diretor da Fatec e Augusto de Toledo da Cruz Jr., coordendador do Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Energia e Eficiência Energética, em 08/09/2022 – Foto à direita: Decreto de Lei Nº 17.167

História da família Cecchettini

A imigração da Itália para o Brasil

Originários do vilarejo Valdottavo, município de Borgo a Mozzano, província de Lucca, região da Toscana, os Cecchettini imigraram para o Brasil em 1951. A família era composta pelo patriarca Alberto Cecchettini (militar e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial), sua esposa Paolina Filomena Meconi Cecchettini e seus filhos Anacleto (21 anos) e Giuliano (11 anos).

A busca por uma vida melhor e a proteção dos filhos – principalmente do mais velho, que estava em idade militar – motivou a mudança, deixando para trás os horrores da guerra e a perda de familiares e amigos.

Estabelecimento em Franco da Rocha

Após desembarcarem em Santos/SP, a família trabalhou inicialmente em um sítio em Bragança Paulista no cultivo de morangos e café. Pouco depois, mudaram-se para Franco da Rocha, onde foram acolhidos pelo tio Luigi Meconi, irmão de Paolina Filomena.

A família trabalhou no cultivo de morangos e, posteriormente, em um armazém de secos e molhados de propriedade do tio Luigi.

O espírito empreendedor

Com o passar dos anos, Alberto abriu um pequeno açougue em sociedade com Danilo Ridolfi. Giuliano, aos 18 anos, recebeu uma indenização pelo tempo de serviço prestado ao tio Luigi e montou seu primeiro negócio: um açougue. Anacleto, por sua vez, fez sociedade em um armazém com o amigo italiano Marino Tardelli.

Giuliano Cecchettini em seu primeiro açougue, na Rua Dr. Hamilton Prado (antiga Rua Jundiaí), em Franco da Rocha, em 1958
Foto: cortesia Marcio Cecchettini

Expansão dos negócios

Giuliano transformou seu pequeno açougue em um atacadista distribuidor de carnes e derivados, montando uma rede de açougues em Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e nos bairros de Perus e Jaraguá, na capital paulista.

Em sociedade com o primo Roberto Meconi, inaugurou no centro de Franco da Rocha o primeiro estabelecimento comercial com o moderno “conceito de supermercado” de autosserviço: o Supermercado Santa Clara. Uma verdadeira inovação para o comércio local.

A paixão pelo ramo frigorífico

Em 1978, Giuliano e seu sócio venderam o Supermercado Santa Clara e fundaram a Churra Bom Comércio de Carnes e Aves, atuando no comércio atacadista e fabricação de embutidos. Diante de problemas com os novos donos do Santa Clara, retomaram o controle do negócio e, com o primo Agide Meconi, reformaram o estabelecimento, inaugurando o Supermercado Três Leões – nome que homenageava os três primos empreendedores.

Legado

Giuliano faleceu aos 46 anos, em um acidente elétrico em seu empreendimento, fazendo o que mais amava: trabalhando. Deixou como legado sua família e sua história de trabalho e dedicação à comunidade.

Teve três filhos com sua esposa Catarina: Marcelo, Márcio e Giuliana. Dois deles seguiram carreira política: Márcio foi prefeito de Franco da Rocha por dois mandatos e Marcelo foi prefeito de Francisco Morato.


Esta página homenageia a memória de Giuliano Cecchettini, cujo nome orgulhosamente batiza nossa instituição de ensino, inspirando novas gerações de profissionais e empreendedores.